Perguntas Frequentes

Posso fazer os exercícios de contração do períneo em casa?

O ideal é que haja um acompanhamento de um profissional fisioterapeuta qualificado. A maioria das mulheres não sabem fazer os exercícios de contração do períneo de forma adequada. Acham que estão contraindo, quando na verdade estão muitas vezes usando contração de pernas, glúteos e até mesmo abdominal e muitas vezes prendendo a respiração e acabam não contraindo a musculatura perineal adequadamente. Sem contar que cada paciente terá uma quantidade de exercícios a fazer. Após todas as orientações do profissional e o aprendizado correto das contrações, o paciente estará preparado para fazer os exercícios em casa.

É verdade que apenas o parto normal contribui para a flacidez do períneo?

Muitos fatores contribuem para a flacidez do períneo, inclusive o parto normal, o parto cesária, prisão de ventre, pegar peso, menopausa, o envelhecimento e a própria gravidez em si. Se o períneo for preparado antecipadamente para o parto normal, não haverá essa flacidez.

Alguns esportes que pratico como jump, crossfit, pular corda, correr, perco urina. É normal?

Esportes de impacto podem levar a vários problemas, como por exemplo a perda involuntária de urina. Para quem já possui o problema é bom que se evite esses esportes. Para quem ainda não possui perda urinária, é interessante buscar a ajuda do profissional fisioterapeuta especialista em uroginecologia para que se previna uma futura incontinência, ou até mesmo uma flacidez perineal e queda de bexiga ou outros órgaos pélvicos, como útero e intestino.

É normal perder urina em idades mais avançadas ou até mesmo durante a gravidez?

Perder urina não é normal em nenhuma hipótese. Se há perda é porque há problemas que são tratados pela fisioterapia uroginecológica.

O tratamento fisioterapêutico tem efeito colateral?

Não. Não há efeito colateral nesse tipo de tratamento, exceto em uma minoria que pode apresentar alergia ao gel à base de água, a materiais de látex (como a luva do profissional ou preservativos que tenham que ser usados eventualmente no tratamento). São problemas resolvidos facilmente pela substituição desses materiais.

O tratamento fisioterapêutico ginecológico é dolorido?

Não. Não pode haver dor durante o tratamento. Se houver é porque o tratamento está inadequado.

Ter incontinência urinária significa que minha bexiga esta “caída”?

Muitas pessoas têm a perda urinária mas não possuem queda de bexiga. Já outras, apresentam a cistocele (queda de bexiga) mas não perdem urina, podendo nesse caso, as vezes até reter a urina, tendo dificuldades na micção. Mas há casos em que existe a queda da bexiga associada à perda involuntária de urina.